Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Al Qaeda assume autoria de ataques que mataram mais de 40 no Iraque

Distrito de Hurriya, em Bagdá, foi um dos atingidos pela explosão de carros-bomba | Reuters/Saad Shalash
Distrito de Hurriya, em Bagdá, foi um dos atingidos pela explosão de carros-bomba (Foto: Reuters/Saad Shalash)

O grupo Estado Islâmico do Iraque, ligado à Al Qaeda, assumiu nesta terça-feira (30) a autoria dos ataques que, ao longo do último dia, causaram mais de 40 mortes e deixaram mais de 200 feridos em diferentes pontos do país.

Em um comunicado divulgado em sites islamitas, o grupo explicou que seus membros desenvolveram atentados simultâneos contra edifícios do governo, delegacias da polícia e sedes militares.

A nota ressalta que os alvos dos atentados foram escolhidos "com profissionalismo e precisão", acrescentando que mais detalhes dos ataques serão divulgados mais tarde.

Vários carros-bomba e artefatos explodiram ontem em Bagdá, a maioria em zonas de maioria xiita. Somente na capital, 11 veículos explodiram em diferentes zonas de maioria xiita, com 26 mortos e 130 feridos, quase todos civis, segundo fontes policiais.

A violência de ontem não castigou somente Bagdá, já que um atentado na cidade de Al Kut, a cerca de 150 quilômetros ao sul da capital, causou oito mortos e 40 feridos.

Também explodiram dois veículos na província meridional de Muthana, onde morreram seis pessoas e 22 ficaram feridas, e outro na cidade de Basra, que ocasionou mais duas mortes e oito feridos.

Além disso, quatro policiais morreram pela explosão de uma bomba no oeste da cidade de Biji, na província de Salah ad-Din, e um oficial da polícia morreu após a explosão de uma bomba na cidade de Ramadi, capital da província ocidental de Al-Anbar.

O Iraque vive atualmente uma onda de violência com vários atentados, especialmente contra as forças da ordem e xiitas, que se intensificaram desde o começo do mês sagrado muçulmano do Ramadã, iniciado no último dia 10 de julho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.