• Carregando...

A Al-Qaeda está planejando ataques nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha e na Europa perto do Natal, um ano após uma tentativa frustrada de ataque a bomba contra um avião nos EUA, disse uma importante autoridade iraquiana nesta quinta-feira (16).

O general Dhiya Hussein, chefe anti-terrorismo do Ministério do Interior, afirmou que um militante capturado, pertencente a uma célula da Al-Qaeda no Iraque, revelou o plano durante interrogatórios. O insurgente estava entre um grupo de 39 homens detidos em uma ação contra importantes militantes, segundo ele.

Autoridades disseram que as operações, realizadas no mês passado e que levaram à prisão de um dos maiores comandantes da Al-Qaeda no Iraque e de seus líderes na província de Anbar, foram um duro golpe à célula local do grupo, o Estado Islâmico do Iraque.

"Um dos (homens) confessou que o grupo realizará ataques dentro dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da Europa", disse Hussein. "Eles estavam fazendo preparativos para este objetivo".

Ele acrescentou que o Iraque informou os países mencionados, e disse que interrogadores norte-americanos já conversaram com o insurgente.

"Estamos cientes do anúncio... sobre supostos planos terroristas para ataques contra os EUA e a Europa", disse Kelli Lane, porta-voz do Exército norte-americano em Bagdá. "A missão dos EUA no Iraque irá trabalhar de perto com o governo do Iraque e nossos parceiros para ajudar a determinar a extensão de qualquer ameaça potencial."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]