O presidente eleito do Peru, Alan García, viajará na próxima terça-feira ao Brasil em resposta a um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informou neste domingo o porta-voz do Partido Aprista, José Chirito. García, que há uma semana foi eleito pela segunda vez presidente do Peru, terá uma reunião de trabalho com Lula em Brasília, onde discutirão as relações comerciais entre os dois países.
A primeira visita de García como sucessor do atual presidente, Alejandro Toledo, pretende também "elevar as relações diplomáticas, comerciais e econômicas ao mais alto nível entre Peru e Brasil para a tomada de medidas positivas que se traduzam em investimentos e na criação de empregos para milhares de peruanos", disse o congressista aprista Luis Gonzales Posada.
A viagem de García, que já governou o Peru entre 1985 e 1990, durará um dia. O governo brasileiro enviará o avião presidencial para buscar García em Lima.
Em janeiro, o Peru inaugurou uma ponte unindo os dois países e que deverá facilitar o acesso das exportações brasileiras ao Oceano Pacífico. A ponte é o primeiro passo da futura estrada interoceânica, que terá 2,6 mil quilômetros de extensão e que unirá o sul do Peru ao norte e centro-oeste brasileiros.
Em 28 de julho, García assumirá a presidência do Peru em meio a uma crise diplomática com a Venezuela, situação que provocou a retirada dos embaixadores de ambos os países.