O presidente do Peru, Alejandro Toledo, convidou o presidente da Bolívia, Evo Morales, para uma visita oficial ao país no primeiro semestre deste ano. Durante reunião com o chanceler boliviano David Choquehuanca, nesta segunda-feira, no Palácio do Governo, em Lima, o presidente peruano se comprometeu a colaborar com o desenvolvimento econômico, social e comercial da Bolívia e reforçou que o tema energético é comum aos dois países.

CARREGANDO :)

Em agosto de 2005, Toledo e o então presidente boliviano, Carlos Mesa, firmaram uma carta de intenções segundo a qual a Bolívia se comprometia a exportar o gás através do Perú.

A demanda boliviana de uma saída para o mar também esteve entre os temas discutidos com o chanceler boliviano.

Publicidade

- São temas bilaterais entre Chile e Bolívia, mas o Peru pode ser um facilitador, eles sabem que podem contar conosco - disse Toledo.

A Bolívia perdeu terrenos na costa do Oceano Pacífico para o Chile no fim do século XIX. No conflito, o Peru também perdeu parte do território.

Antes da visita oficial, Toledo se encontra com Morales no dia 11 de março em Santiago, no Chile, onde ambos participam da cerimônia de posse da presidente eleita, Michelle Bachelet.