O chanceler alemão, Olaf Scholz: coalizão que governa a Alemanha desde 2021 sofre desgaste por disputa entre partidos e pela situação econômica complicada do país| Foto: EFE/EPA/Filip Singer
Ouça este conteúdo

Uma pesquisa do instituto Forsa divulgada pelas emissoras ntv e RTL mostrou que cerca de 40% dos alemães acreditam que a coalizão de três partidos do chanceler Olaf Scholz, que governa a maior economia da Europa desde 2021, vai se desfazer antes do final do período legislativo regular, em 2025.

CARREGANDO :)

Esse pessimismo decorre de desentendimentos entre as siglas, manifestados nas últimas semanas, sobre políticas ambientais e o orçamento, além da situação econômica complicada do país.

Na semana passada, o Departamento Federal de Estatísticas apontou que a Alemanha entrou oficialmente em recessão, já que acumulou dois trimestres consecutivos de contração econômica: a retração foi de 0,3% no primeiro trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores, quando havia sido de 0,5%.

Publicidade

Dos entrevistados na pesquisa da Forsa, 54% disseram ser a favor de novas eleições caso a coalizão de Scholz se desfaça. Leia a matéria completa sobre a crise de governos de coalizão pelo mundo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]