Paleontólogos alemães descobriram em uma construção na cidade de Dortmund os restos de um até então desconhecido parente do Tyrannosaurus Rex, anunciou nesta quinta-feira (27) a sociedade arqueológica e paleontológica de Westfália-Lippe (LWL).
Um porta-voz da LWL explicou que os restos fósseis de vários ossos e uma grande unha em forma de foice foram encontrados há dois anos nas obras da construção de uma estrada, mas até agora não tinham sido analisados com atenção.
A descoberta foi feita em uma grande placa de pedra fossilizada de uma deposição marinha do período Cretáceo Superior. Nesta época, a zona estava situada às margens do mar e "o corpo do animal se encontrava em águas pouco profundas quando foi coberto pela areia e se fossilizou", explicou o paleontólogo Klaus Peter Lanser.
O sáurio predador, que ainda não tem nome oficial, embora seja considerado da família dos terópodes, tinha cerca de 10 metros de comprimento da cabeça ao fim cauda.
Entre os fósseis se encontram parte de um antebraço inferior, uma omoplata, costelas e um das patas, que já foram preparados para sua conservação e serão apresentados no final de novembro em uma feira paleontológica em Dortmund, ao oeste da Alemanha.
Lanser disse que "se trata até agora do único sáurio terrestre encontrado dessa época no Vale do Ruhr" e comentou que no início pensou que os restos podiam ser de algum crocodilo primitivo ou de um sáurio marinho.
O paleontólogo descartou que se pudessem encontrar mais restos do animal fossilizado, já que no lugar da descoberta foi construída uma grande ponte.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Ministros do Supremo fazem festa no casamento de Dino; assista ao Entrelinhas
“Estamos ferrados”, diz empresário que doou R$ 1 milhão para o PT
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF