O Exército alemão vem registrando a presença frequente de drones sobrevoando suas instalações militares e áreas de treinamento, especialmente onde são realizados exercícios com tropas ucranianas. A suspeita é que os aparelhos sejam de origem russa e tenham fins de espionagem ou sabotagem.
Segundo informações do jornal BILD, veiculadas pelo site argentino Infobae, os drones com câmeras foram avistados principalmente sobrevoando a região do campo militar de Klietz, que fica a oeste da capital do país, Berlim, onde soldados ucranianos são treinados no uso de tanques Leopard 1.
Conforme noticiou o Infobae, um porta-voz militar da Alemanha disse que tais drones estavam sobrevoando de forma “consistente” as zonas de treinamento militar de seu país.
Marcus Faber, um especialista em defesa e membro do Parlamento alemão, alertou que a atividade dos drones “está claramente organizada e aponta fortemente para a Rússia”. Segundo ele, “esta série de eventos não parece ser aleatória nem obra de entusiastas civis de drones".
A Alemanha tem mostrado abertamente seu apoio à Ucrânia frente à invasão russa, o que torna esses incidentes com drones especialmente delicados. O país criou em 2022 um grupo de trabalho para definir protocolos de defesa contra drones, no entanto, até o presente momento ainda não foram obtidos “resultados tangíveis” sobre os sistemas de defesa que poderiam ser usados contra esses aparelhos nem sobre a rapidez na aquisição dos mesmos.