O ministro alemão de Relações Exteriores, Guido Westerwelle, informou que a Alemanha está "disposta a princípio" a receber refugiados sírios que estão na Turquia fugindo da guerra civil em seu país, mas no âmbito de um plano internacional.
"A Alemanha está disposta, a princípio, a receber refugiados sírios", declarou ao jornal regional Rheinische Post, mas defendeu a aplicação de um plano coordenado com as Nações Unidas, a União Europeia e organizações de ajuda a refugiados.
"A grande maioria de refugiados quer permanecer na região (fronteiriça com a Turquia) para poder voltar ao seu país quando permitirem novamente as circunstâncias", comentou.
Por isso, a Alemanha põe destaque por enquanto na ajuda humanitária no próprio campo, acrescentou. As autoridades turcas avaliaram esta segunda-feira que o número de sírios que fugiram os combates entre o Exército sírio e os oponentes ao regime do presidente Bashar Al Assad supera os 100.000, o teto fixado pelo governo turco se não contar com ajuda da comunidade internacional.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião