Ouça este conteúdo
A Alemanha anunciou que vai nacionalizar a gigante da energia Uniper, devido à crise energética intensificada pelos cortes no fornecimento de gás russo. A declaração foi feita nesta quarta-feira (21) pelo governo e pelo grupo público Fortum, proprietário finlandês da empresa.
"O governo assumirá cerca de 99% da Uniper, que é um pilar central do fornecimento de energia alemão", disse o ministério da Economia do país em comunicado.
A empresa fornece gás para centenas de municípios alemães. O acordo substitui um plano de ajuda inicial divulgado em julho, segundo o qual Berlim teria uma participação de 30% no grupo, o maior importador de gás da Alemanha.
Berlim vai comprar todas as ações da Fortum ao preço de 1,70 euro por ação, por um total de 500 milhões de euros, segundo o comunicado. A Alemanha também realizará um aumento de capital de 8 bilhões de euros na empresa, conforme anunciou o governo.
"Nas atuais circunstâncias do mercado energético europeu, e reconhecendo a gravidade da situação da Uniper, esse desinvestimento da Uniper é o passo certo, não só para a Uniper, mas também para a Fortum", declarou Markus Rauramo, presidente do grupo finlandês.