Um intenso terremoto atingiu a área de Anchorage, no Alasca, nesta sexta-feira (30) de manhã, causando tremores severos e provocando temores de um tsunami.
O terremoto de magnitude 7 na escala Richter ocorreu por volta das 8h30, horário local, (15h30 no horário de Brasília) com epicentro ao norte de Anchorage, cidade situada no centro-sul do Alasca (Estados Unidos). Momentos depois, o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de tsunami para a Enseada de Cook e para a península de Kenai, no sul.
“Evacue para o interior ou para terrenos mais altos, acima e além das zonas designadas de risco de tsunami, ou vá para um andar superior de um prédio de vários andares, dependendo da sua situação”, escreveu o Centro de Alerta de Tsunamis.
O Departamento de Polícia de Anchorage disse que houve “grandes danos de infraestrutura” em toda a cidade, que tem mais de 294 mil habitantes.
“Muitas casas e prédios ficaram danificados”, disse o departamento em comunicado na manhã de sexta-feira. “Muitas estradas e pontes estão fechadas. Fique longe das estradas se não precisar dirigir”.
Policiais foram enviados para a região para atender “múltiplas situações”, disse o departamento, embora não tenha dado mais detalhes. O departamento de polícia também informou que estava trabalhando com o distrito escolar para verificar a situação das crianças de lá.
Um jornalista da estação de notícias KTVA compartilhou uma foto do estrago na redação, na qual pedaços do teto aparentemente caíram nas mesas e no chão.
Várias fotos não verificadas no Twitter mostram grandes danos às estradas ao redor de Anchorage, com asfalto rachado.
Depois do terremoto, as tropas do estado do Alasca estavam “respondendo a pedidos de serviço e a relatos não confirmados de danos”, disse Jonathon Taylor, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do estado. Ele disse que mais detalhes não estavam disponíveis.
O Distrito Escolar de Anchorage não relatou nenhum dano aos seus edifícios, mas disse que os pais poderiam pegar as crianças “quando sentirem que é seguro fazê-lo”.
O Serviço Geológico dos EUA relata vários tremores secundários ao terremoto inicial, incluindo um de magnitude 5,8 na cidade de Anchorage.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink