Cinco estados do noroeste do México se encontram em alerta de distintos níveis devido à proximidade do furacão 'Otis', que se encontra a 200 quilômetros da costa do Pacífico mexicano. O Sistema Nacional de Proteção Civil lançou o alerta "amarelo" (terceiro dos níveis de periculosidade) a Baixa Califórnia Sul, verde (segundo nível mais baixo) na Baixa Califórnia, Sonora e Sinaloa, e azul (a mais baixa) em Nayarit, além das ilhas de Clarión e Marias.
Por sua vez, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) destacou nesta sexta-feira, em outro comunicado, que "existe alta probabilidade de impacto na parte central da Península da Baixa Califórnia". O alerta do SMN prevê o risco de "fortes chuvas" nesse estado, assim como em Sinaloa, Nayarit, Jalisco e Colima, todos eles na costa do Pacífico mexicano.
A zona mais ameaçada pelo Otis é a faixa costeira, que existe entre a Baía Madalena e San Evaristo, ambas localizadas na metade mais meridional da Baixa Califórnia do Sul.Essa zona inclui os municípios de Cabo San Lucas e San José do Cabo, dois dos mais lugares mais turísticos.
Otis se encontrava às 13h (horário local) a 210 quilômetros de Cabo San Lucas, com ventos máximos sustentáveis de 130 quilômetros por hora e rajadas de 105 quilômetros por hora.
Devido a tudo isso, o SMN pediu precaução aos navegantes da área e também que evitam a provável trajetória do Otis até o México.
Nas próximas horas, espera-se uma intensa nebulosidade na zona e fortes chuvas causadas pelo furacão, o sétimo da temporada de 2005 na costa do Pacífico mexicana.