A temporada de furacões este ano vai ser excepcionalmente ativa. Uma empresa de meteorologia britânica acredita que as chances de furacões devastadores como o Katrina aparecerem são grandes e podem ameaçar os EUA.
A empresa Tropical Storm Risk (STR) informou esta semana que a temporada de furacões, que começa no dia 1º de junho, pode trazer com ela 17 tempestades tropicais, entre elas nove que ganharão força tornando-se furacões com ventos de aproximadamente 120 quilômetros por hora. Os meteorologistas acreditam que quatro delas vão se tornar furacões devastadores.
Os Estados Unidos conseguiram sair da mesma temporada em 2006 ilesos, depois de receberem nove tempestades - considerado baixo para a época - entre elas cinco furacões. Nesta mesma época do ano passado, especialistas previram que 2006 seria um ano de muitos furacões nos EUA e se enganaram.
Mas a STR informou que a atividade dos furacões este ano será 75% maior da de todos os anos desde 1950. Em dezembro, a empresa disse que essa mesma atividade seria 60% acima da média. O nível aumentou por conta da dissipação do fenômeno El Niño do ano passado.
Outros especialistas, como William Gray, da Universidade de Colorado, também alertaram os EUA para uma temporada de muitos furacões.