Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bolívia

Aliados de Morales abrem ação contra juízes do Tribunal Constitucional

La Paz – Depois de trocar socos e murros com oposicionistas, os deputados do partido do presidente boliviano, Evo Morales, votaram hoje a favor da abertura de um processo contra quatro magistrados do Tribunal Constitucional (TC), a corte mais importante do país.

A votação ocorreu nas instalações da Vice-Presidência boliviana, em La Paz, por decisão do partido governista, o MAS (Movimento ao Socialismo).

Após um confronto generalizado entre deputados do MAS e da oposição, que se opunha a que o tema fosse levado a plenário, o presidente da Câmara, governista Edmundo Novillo, resolveu mudar a sessão de local e levar adiante a votação.

Dos 68 deputados do MAS presentes, 61 votaram a favor do processo contra os juízes. A oposição não compareceu e questiona a validade da sessão.

O processo contra os magistrados é um pedido do presidente Evo Morales, que acusa os juízes do Tribunal Constitucional de prevaricação.

A tensão entre governo e Judiciário começou em maio, quando o TC destituiu quatro juízes interinos que haviam sido nomeados por Morales para um outro tribunal, a Corte Suprema.

A alegação dos juízes do TC foi a de que a nomeação, por decreto, não poderia ser permanente. Morales disse que a destituição foi política e pediu que os quatro membros do tribunal fossem julgados pelo Congresso. Quando notificados do início da ação, os quatro juízes do Tribunal Constitucional terão suas funções suspendidas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.