Santo Domingo (AFP) – A tempestade tropical Alpha, a 22.ª da temporada deste ano no Atlântico, perdeu força e se transformou em depressão tropical ontem, depois de passar pela região montanhosa na fronteira da República Dominicana e do Haiti, onde os ventos de 85 km/h causaram fortes chuvas. A cada ano as tempestades são batizadas seguindo uma lista organizada em ordem alfabética, que alterna nomes femininos e masculinos. Foi a primeira vez em quase 60 anos que a lista oficial de nomes de tempestades se esgotou e as letras do alfabeto grego começaram a ser usadas. O recorde anterior ocorreu em 1933, ano em que foi registrada a ocorrência de 21 tempestades tropicais.

CARREGANDO :)

A temporada de furacões do Atlântico teve início em 1.º de junho e termina em 30 de novembro. No Haiti, autoridades fecharam o aeroporto devido ao mau tempo. Três pessoas morreram devido à fortes chuvas no país, segundo Abel Nazaire, da Agência de Gerenciamento de Emergências e Desastres do país.

Na República Dominicana, as autoridades ordenaram a retirada de cerca de 30 mil pessoas das áreas de risco de deslizamento, segundo José Luís German, porta-voz do Comitê de Operações de Emergência do país. Cerca de mil pessoas estão alojadas em abrigos abertos pelo governo. Segundo os meteorologistas, a tempestade não chegará aos Estados Unidos.

Publicidade