Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ciência

"Amásia", futuro supercontinente da Terra, unirá América e Ásia

Dentro de pelo menos 100 milhões de anos, a superfície da Terra será dominada por um novo supercontinente, a exemplo do que ocorreu no passado com os antigos Nuna, Rodinia e Pangeia. Desta vez, no entanto, o movimento das placas tectônicas deverá unir a América do Norte com a Ásia, fazendo surgir a "Amásia", sugere estudo publicado na edição desta semana da revista "Nature".

Segundo os pesquisadores, ao contrário das teorias tradicionais, que preveem que o novo supercontinente se formará ou próximo de onde Pangeia estava (introversão) ou do lado oposto do globo em que se localizava (extroversão), dados paleomagnéticos apontam que na verdade os novos supercontinentes se formam em ângulos de 90 graus com relação ao anterior (ortoversão). Assim, a Amásia se uniria em torno do anel de subdução deixado pelo seu predecessor - hoje conhecido como Anel de Fogo do Pacífico pela concentração de vulcões nas áreas de encontro das placas tectônicas nas bordas do oceano.

De acordo com o modelo calculado por Ross Mitchell e sua equipe da Universidade de Yale, nos EUA, a América do Norte se separará da do Sul e flutuará em direção ao Norte da Ásia, gradualmente fechando o Oceano Ártico e o Mar do Caribe para dar origem à Amásia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.