Medo constante
Após o atentado frustrado do Natal passado a um avião que ia da Holanda para os EUA e da descoberta de um carro em Nova York com explosivos, os últimos meses foram repletos de suspeitas de ataques:
30.ago Após alerta dos EUA, dois iemenitas que não se conheciam, mas estavam no mesmo voo, são presos na Holanda por levarem "itens suspeitos na bagagem".
14.set Anúncio do desmantelamento de um plano terrorista para coordenar ataques simultâneos no Reino Unido, França e Alemanha, que seriam realizados por militantes baseados no Paquistão.
14.set Em Paris, torre Eiffel é esvaziada após telefonema anônimo sobre bomba.
17.set Cinco varredores de rua são presos em Londres por suspeita de planejar matar o Papa. Depois ficou provado que eles haviam apenas brincado sobre o tema.
28.set Torre Eiffel volta a ser esvaziada após novo alerta de bomba. Mais uma vez, nada foi encontrado.
Washington - Dois pacotes originários do Iêmen, descobertos em aviões no Reino Unido e em Dubai e endereçados a sinagogas de Chicago, nos EUA, geraram alerta ontem em três países sobre a possibilidade de uma nova onda de ataques terroristas.
Os incidentes deixaram os norte-americanos apreensivos a quatro dias de importantes eleições legislativas. O presidente dos EUA, Barack Obama, em dificuldades nas pesquisas, veio a público em cadeia nacional dizer tratar-se de uma "ameaça real".
Segundo ele, "aparentemente" material explosivo foi encontrado num avião em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O primeiro pacote foi descoberto por volta das 3h30 (0h30 em Brasília) no aeroporto de East Midlands, a cerca de 260 km de Londres.
Embarcado em Sanaa, capital do Iêmen, estava em um avião de carga da United Parcel Service (UPS).
Testes deram negativo para explosivos. Citando fontes anônimas, as redes BBC e Sky disseram que o item não é uma bomba, mas "potencialmente sinistro".
Após a descoberta, os Estados Unidos realizaram buscas em aviões em seu território que continham carga do Iêmen. Uma aeronave que vinha para Nova York chegou a ser escoltada por jatos militares até pousar. Além disso, duas aeronaves da UPS foram examinadas na Filadélfia e outra no aeroporto de Newark (Nova Jersey). Nada foi encontrado.
Um caminhão de carga da UPS também foi inspecionado no Brooklin, Nova York.
O segundo pacote foi descoberto pela empresa de transportes FedEx em suas instalações em Dubai originário no Iêmen e cujo destino era Chicago.
As agências Associated Press e Reuters disseram que foi encontrado material explosivo no pacote. A UPS e a FedEx cancelaram o envio de carga do Iêmen e Londres suspendeu voos para o país.
Casa Branca
Em pronunciamento na tarde de ontem, o presidente Barack Obama disse que o governo norte-americano vai ampliar a segurança ao redor do país e responder com força total às investigações sobre os pacotes suspeitos.
Dirigindo-se aos EUA em um comunicado televisionado a partir da Casa Branca, ele disse que as autoridades responderam a uma ameaça terrorista "crível" que pode ter partido da sucursal da rede terrorista Al-Qaeda no Iêmen.
"O presidente tem recebido atualizações regulares da sua equipe de segurança desde que foi alertado sobre a primeira ameaça", disse o porta-voz da casa Branca Robert Gibbs.
Deixe sua opinião