Um soldado americano morreu e outro ficou ferido neste sábado, em um ataque contra insurgentes do Talibã no sul do Afeganistão que deixou pelo menos sete combatentes fundamentalistas mortos, informaram militares dos Estados Unidos.

CARREGANDO :)

Nos últimos meses o Afeganistão tem sido palco de uma onda de ataques dos insurgentes do Talibã e seus aliados. O Talibã afirmou que vai lançar uma ofensiva de primavera (no Hemisfério Norte) contra as forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos e o governo, apoiado pelo Ocidente.

Os combates neste sábado começaram com uma operação no distrito Sangin, lançada por soldados dos EUA, com apoio de helicópteros e caças. Segundo a polícia, os militares americanos haviam recebido informações sobre a presença de membros do Talibã numa vila daquele distrito, que fica na província sulista de Helmand.

Publicidade

Forças do governo afegão e soldados americanos tiveram uma das maiores batalhas em muitos meses contra combatentes do Talibã no mesmo distrito, no início de fevereiro.

No sábado, forças americanas e afegãs atacaram cerca de 20 insurgentes, segundo os militares dos EUA.

- Há conhecidos extremistas do Talibã no distrito de Sangin, e o Exército Nacional Afegão e as forças de coalizão continuarão a atacar - disse o comandante americano general Benjamin C. Freakley.

Um comandante talibã, Mullah Zainullah, disse anteriormente por telefone que os combatentes haviam matado cinco soldados afegãos. O governo afegão, por sua vez, informou que sete combatentes do Talibã haviam morrido.