As autoridades do México encontraram os quatro americanos sequestrados na última sexta-feira (03) na cidade fronteiriça de Matamoros, no estado de Tamaulipas, dois deles mortos e outro ferido, segundo informou nesta terça-feira o governador do estado, Américo Villarreal.
"Há 35 minutos foi confirmado pela procuradoria (que) dos quatro (americanos) há dois mortos, um ferido e outro vivo", detalhou Villareal em uma ligação durante a coletiva de imprensa matinal diária do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.
Pelo viva-voz, o governador explicou que uma hora antes foi avisado de que havia indícios de que os quatro cidadãos americanos tinham sido vistos.
Além disso, disse que as autoridades e familiares estão se deslocando ao local neste momento e que equipes de saúde também se encontram a caminho “para prestar todo o apoio médico que se requeira”.
Por sua vez, a secretária de Segurança Pública e Proteção ao Cidadão, Rosa Icela Rodríguez, informou durante a coletiva que já há uma pessoa detida em relação ao caso.
O procurador de Tamaulipas, Irving Barrios, confirmou a informação fornecida pelo Villarreal via Twitter. “O trabalho de investigação e inteligência continua para capturar os responsáveis”, escreveu.
Após receber a notícia, o presidente mexicano expressou suas condolências à família e parentes dos cidadãos americanos.
"Lamentamos muito que isso esteja acontecendo em nosso país e enviamos nossas condolências às famílias das vítimas, amigos, ao povo dos Estados Unidos, ao governo dos Estados Unidos e vamos continuar fazendo nosso trabalho", destacou.
Além disso, assegurou que as autoridades mexicanas continuarão trabalhando para garantir a segurança no país, especialmente no norte.
“Vamos continuar fazendo nosso trabalho. (...) Os responsáveis vão ser encontrados, vão ser punidos, como aconteceu quando mulheres e crianças foram assassinadas em Bavispe da família LeBaron, Miller e Langford. Todos os envolvidos foram presos", lembrou o presidente, que garantiu que não há impunidade no México.
Confundidos com traficantes
O FBI relatou no domingo (05) o desaparecimento dos quatro americanos, que foram sequestrados na sexta-feira passada após cruzarem a fronteira na cidade de Matamoros, em Tamaulipas, um dos estados mexicanos mais atingidos pela violência.
Os quatro americanos, que viajavam em um carro com placas da Carolina do Norte, foram atacados logo após cruzarem a fronteira para o México e foram carregados à força em uma caminhonete por homens armados, segundo detalhou a polícia federal americana.
Os investigadores acreditam que os americanos foram alvos de um cartel mexicano por engano, que provavelmente os confundiu com traficantes de drogas haitianos, disse à emissora “CNN” um funcionário dos EUA próximo da investigação.
A emissora também afirmou ter obtido fotos mostrando que o carro que os americanos poderiam estar dirigindo colidiu com outro veículo, antes que os viajantes fossem detidos sob a mira de uma arma.
Um vídeo também foi divulgado mostrando homens armados supostamente forçando várias pessoas, incluindo uma mulher, a entrar na traseira da caminhonete.