Amigos do estudante Roberto Laudisio, morto em Sydney no domingo, vão fazer um protesto na tarde do dia 30 de março em frente ao Consulado Geral da Austrália em São Paulo. O convite está sendo feito pelo Facebook e todos estão sendo convocados a levar um pacote de biscoito para deixar na porta do consulado. Os amigos do estudante também farão um minuto de silêncio durante a manifestação.
Roberto estava na Austrália desde julho do ano passado, onde estudava inglês, e morreu após policiais usarem armas que disparam choque para contê-lo, por achar que o jovem havia roubado um pacote de biscoito em uma loja de conveniência no centro de Sydney.
"Roberto Laudisio não precisava pegar e tão pouco roubar e todos nós sabemos disso. Já que foi morto por um pacote de biscoitos, devolveremos o quanto podermos de pacotes de biscoitos para este país de 1º mundo que se chama Austrália", diz o convite feito no Facebook a mais de 5,5 mil pessoas.
Amigos do rapaz na Austrália também planejam fazer um protesto, marcado inicialmente para quarta-feira, mas ainda não houve confirmação. No Facebook, colegas de Roberto estão homenageando o brasileiro em seus perfis. Muitos colocaram uma foto do rapaz, com um pedido de justiça. Outros usam uma foto com fundo preto e o dizer "luto" escrito em branco.
A página do rapaz no Facebook foi deletada logo após a divulgação de que ele era a vítima brasileira morta na Austrália.
Família está desesperada por informações, diz Cônsul em Sydney
A rede australiana de TV ABC News publicou em sua página na internet uma entrevista do cônsul do Brasil em Sydney, André Costa, na qual ele diz que as informações fornecidas pela polícia até o momento não foram satisfatórias. "É claro que estamos muito preocupados com qualquer outra informação sobre as circunstâncias de sua morte", disse Costa.
O cônsul declarou ainda estar aguardando respostas e falou sobre a família do rapaz: "A família não consegue entender em tudo, então eles estão desesperados por informações."
O "The Telegraph" informa em seu site que um tio de Roberto está a caminho da Austrália. Uma das irmãs do brasileiro, Ana Luisa Laudisio, mora em Sydney e é casada com um australiano.
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Por que parte da direita se preocupa com proibição de celular na escola
Tarcísio elogia Elon Musk após empresário ter sido alvo de xingamento de Janja
Lula diz que “mundo está pior” desde a crise de 2008 ao abrir cúpula do G20
Deixe sua opinião