Andreas Lubitz, 28 anos, voou pela primeira vez como um piloto adolescente de um planador a partir de uma pista de grama nas colinas do oeste da Alemanha e nunca mostrou nenhum sinal de que não estava nada além de feliz com o trabalho que conseguiu na Germanwings, de acordo com aqueles que lhe ensinaram o ofício. Nesta quinta-feira (26), os promotores franceses disseram que Lubitz, o copiloto do voo 9525 da Germanwings, “intencionalmente” lançou o Airbus A320 contra os Alpes franceses na terça-feira (24).
Membros do clube de voo de sua cidade natal em Montabaur, disseram que Lubitz parecia feliz com o trabalho que tinha na empresa, uma companhia aérea de baixo custo do grupo Lufthansa. Depois de começar seu trabalho na Germanwings em setembro, Lubitz estava otimista quando retornou para o V glider club para renovar sua licença de pilotagem de planador com pouco mais de 20 decolagens. “Ele estava feliz com o emprego na Germanwings e estava indo bem”, disse o membro de longa data do clube Peter Ruecker, que o viu aprender a voar.
O presidente do clube, Klaus Radke, disse rejeitar a conclusão dos promotores de Marselha de que Lubitz intencionalmente desceu o avião e o colidiu com as montanhas quando o piloto havia deixado a cabine. “Não sei como qualquer um pode chegar a esse tipo de conclusão antes de a investigação estar completa”, disse.
Na casa de dois andares apontada como sendo de seus pais, as cortinas estavam fechadas. Quatro policiais estavam estacionados do lado de fora da residência, localizada em uma próspera nova área de Montabaur, cidade que fica a cerca de 60 km a noroeste de Frankfurt.
Ruecker disse se lembrar de Lubitz como uma pessoa “discreta, mas amigável” quando apareceu pela primeira vez no clube, com 14 ou 15 anos, dizendo que queria aprender a voar. Depois de obter a licença para uso do planador, ele foi aceito como trainee da Lufthansa após ser aprovado no difícil exame de conclusão do ensino secundário.
De acordo com a companhia aérea, ele treinou em Bremen antes de começar a voar na Germanwings em setembro de 2013. Segundo Ruecker, ele também treinou em Phoenix, Arizona. Ele havia acumulado 630 horas de voo até o dia do acidente, disse a companhia. Segundo Ruecker, Lubitz tinha uma namorada, mas não soube dar detalhes de sua vida.
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