• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta sexta-feira (15) que telefonou para a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para "desfazer eventuais mal-entendidos" sobre o controle de tráfego aéreo no Haiti. Os Estados Unidos estão gerenciando o movimento de aviões no aeroporto de Porto Príncipe.

O ministro disse estar "havendo problemas na sequência de aviões". Ele considerou o problema como natural devido ao intenso tráfego de aviões, mas cobrou que se dê uma certa prioridade ao Brasil. "É importante ter clareza que estamos sendo tratados com a prioridade adequada."

Amorim afirmou que Hillary teve reação "muito positiva" ao problema, e que a secretária iria "reforçar" as orientações para a equipe no Haiti.

As declarações foram feitas durante uma visita do ministro ao núcleo de atendimento a brasileiros no exterior, que funciona em uma sala dentro do Itamaraty. Segundo Amorim, as condições de comunicação com o Haiti estão melhorando. "Bem ou mal, consegui falar hoje duas vezes com nosso embaixador [Igor Kipman]".

O ministro também comentou sobre a possibilidade de uma cúpula formada por Brasil, Estados Unidos e Canadá se reunir para discutir a ajuda ao Haiti. A secretária de Estado americana, segundo o ministro, teria concordado que as ações devem ser feitas "sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU)."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]