Ambulantes também tentam lucrar vendendo camisas temáticas para a transição da monarquia holandesa| Foto: Reuters/Cris Toala Olivares
Crianças também entraram na onda do laranja na Holanda

Amsterdã se vestiu de laranja, a emblemático cor da dinastia dos Orange-Nassau, para celebrar nesta segunda-feira (29) e na terça (30) a rainha Beatrix e o príncipe herdeiro, Willem-Alexander, que assumirá a coroa dos Países Baixos.

CARREGANDO :)

Os próximos reis da Holanda, Willem-Alexander e a consorte Máxima com suas três filhas Catalina-Amalia, que a partir de terça será a herdeira, Alexia e Ariane, foram nesta segunda à Nieuwe Kerk, a igreja gótica onde será a cerimônia de posse, para realizar um ensaio geral, no qual também participa o Coro Infantil Nova Amsterdã.

As autoridades enfeitaram com tulipas e flores laranjas a praça Dam, onde espera-se que na terça se reúnam mais de 25 mil pessoas, e outros pontos centrais da capital, onde se prevê a chegada de cerca de 1 milhão de pessoas.

Publicidade

As varandas e janelas de muitos dos prédios da capital estão enfeitadas com a bandeira nacional, vermelha, branca e azul, e muitos balões laranja foram colocados em lugares emblemáticos da cidade como a praça Rubens, onde até a estátua do mestre da pintura está usando um cachecol dessa cor.

As vitrines de muitas lojas da cidade também exibem as fotografias emolduradas da rainha Beatrix, assim como de seus sucessores.

Os comerciantes das lojas de souvenires da cidade oferecem a holandeses e visitantes de camisetas com fotos da rainha e dos príncipes a xícaras, pratos, ímãs e chapéus de caubói de cor laranja.

A rainha Beatrix da Holanda anunciou em 28 de janeiro sua abdicação, que acontece amanhã, por seu filho mais velho, Willem-Alexander, de 46 anos e que se tornará assim o primeiro rei homem dos Países Baixos em mais de um século, e sua esposa, a argentina Máxima Zorreguieta, que terá o título de rainha consorte.

As autoridades locais dispuseram na praça central Dam dois telões para a população acompanhar a cerimônia ao vivo.

Publicidade