O mediador internacional Kofi Annan disse nesta sexta-feira que está "otimista" que as negociações sobre a Síria, que serão realizadas no sábado, produzirão um resultado aceitável.
"Acho que teremos uma boa reunião amanhã (sábado). Estou otimista", disse Annan à Reuters TV em Genebra, após a Rússia propor mudanças em seu plano para um governo de unidade nacional.
As conversas que serão mantidas entre chanceleres das principais potências e líderes regionais na cidade suíça terminarão "com um resultado aceitável", disse Annan, sem fornecer mais detalhes.
A Rússia propôs mudanças na quinta-feira para o seu plano de um governo de unidade nacional na Síria, apesar de tê-lo apoiado inicialmente, mas os EUA, Grã-Bretanha e França rejeitaram as emendas, afirmaram diplomatas ocidentais.
As mudanças sugeridas são relacionadas à recusa do governo russo em apoiar a retirada do presidente Bashar al-Assad, disseram diplomatas em Nova York em condição de anonimato.
O porta-voz de Annan, Ahmad Fawzi, disse: "As conversas estão em curso e a reunião preparatória acontecerá nesta manhã (de sexta-feira)".
Diplomatas árabes e ocidentais disseram que a reunião preparatória das autoridades de alto escalão seria essencial para abrir caminho para um consenso sobre a delicada questão da transição política na Síria.
Assad, porém, descartou na quinta-feira a ideia de qualquer solução externa para o levante contra seu governo, que já dura 16 meses.
"Nós não aceitaremos qualquer modelo não-sírio e não-nacional, seja ele dos grandes países ou de amigos. Ninguém sabe como resolver os problemas da Síria tão bem quanto nós", disse Assad.