Washington - Antes das eleições presidenciais do último dia 12 no Irã, o presidente Barack Obama escreveu uma carta ao aiatolá Ali Khamenei, autoridade máxima daquele país. A menção à comunicação aparece no discurso que o líder supremo fez na última sexta-feira e passou despercebida pela mídia ocidental, embora pelo menos um site árabe a tenha citado.
"O presidente americano disse: Nós estávamos esperando por um dia como esse para ver as pessoas nas ruas, disse Khamenei, na sexta. "Algumas pessoas atribuíram esses comentários a Obama, e então eles (o governo americano) escrevem cartas para dizer "nós estamos prontos para ter conexões (com o Irã), nós respeitamos a República Islâmica e, por outro lado, fazem esses comentários. Em quem nós devemos acreditar?
Obama negou em entrevista coletiva que tenha feito tais comentários celebrando a revolta de parte da população com os resultados das eleições iranianas e disse que houve erro na tradução.
* * * * * *
Acenos dos EUA
Obama tomou várias iniciativas para mudar as relações com o Irã.
2008 Antes mesmo de ser oficializado como candidato, Obama disse que aceitaria negociar com os iranianos sem precondições.
20.jan No discurso de posse, em alusão ao Irã, o presidente disse que estenderia a mão se o outro lado estivesse disposto a abrir os punhos.
5.mar Em reunião da Otan (aliança militar ocidental), a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anuncia convite ao Irã para conferência sobre o Afeganistão.
20.mar Em vídeo divulgado por ocasião do ano-novo persa, Obama pede um novo começo e usa o nome oficial do país, República Islâmica do Irã.
18.mai Em encontro com o premiê israelense, Netanyahu, Obama evitou estipular prazos para a reação iraniana a seus acenos diplomáticos.
4.jun No seu discurso ao mundo islâmico, no Cairo, o norte-americano reconheceu o direito do Irã desenvolver um programa nuclear civil.
15.jun No dia em que um iraniano é morto em protesto contra o resultado da eleição, Obama enfatiza soberania dos iranianos para escolher seus líderes.
Ontem Vem a público a informação de que Obama mandou uma carta ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, antes da eleição presidencial.
Fonte: Folhapress