O atual prefeito de Lisboa, António Costa, venceu as eleições primárias do Partido Socialista (PS) de Portugal neste domingo (28), e será o principal candidato da oposição à presidência nas eleições gerais de 2015.
O anúncio foi realizado pelo candidato derrotado, António José Seguro, que informou sua renúncia imediata do cargo de secretário-geral.
"Felicito democraticamente ao António Costa por ganhar essas eleições. Na democracia vence quem tem mais votos e nós respeitamos o resultado. O PS falou e já está escolhido o candidato", comentou.
Desta forma, Seguro abandonará a liderança do partido três anos depois de ser escolhido para o cargo, quando substituiu o ex-primeiro-ministro José Sócrates à frente da legenda, logo após perder as eleições legislativas de 2011.
Seguro reconheceu que "não foi uma tarefa fácil" seu trabalho na oposição, onde enfrentou uma maioria conservadora no governo, um "presidente de direita" e ao memorando estipulado pelas autoridades lusas com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional em troca do resgate financeiro do país.
O ex-secretário-geral abandonou a sede do partido sem dar declarações aos jornalistas e sem comentar os resultados da apuração, embora Costa tenha tido uma vitória muito expressiva.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo