Pelo menos nove pessoas morreram nesta quinta-feira (11) e 16 ficaram feridas por causa da explosão de uma bomba perto de um hotel na cidade de Sibi, no oeste do Paquistão, informaram fontes policiais.
A explosão aconteceu por volta das 14h30 locais (6h30 de Brasília) "perto" de uma loja da rua Nishtar, situada em uma movimentada área comercial, segundo uma autoridade local da Polícia, Jahanzeb Khan, que disse não ter mais detalhes do ocorrido.
Segundo fontes oficiais citadas pelo jornal Dawn, a bomba continha cerca de 20 quilogramas de explosivos e destruiu 12 lojas e diversos veículos estacionados perto do local onde tinha sido colocada.
Sibi fica na conturbada província de Baluchistão, a 150 quilômetros da capital provincial, Quetta. Baluchistão
Na província agem, quase desde a criação do país, em 1947, vários grupos armados que lutam pela secessão ou por uma autonomia maior, e que recorrem a atentados contra instituições públicas e contra trabalhadores de etnias distintas à baluchi.
No norte da província, zona limítrofe com o Irã e Afeganistão, têm refúgio facções talibãs e outros grupos armados jihadistas.
O primeiro-ministro do Paquistão, Raja Pervaiz Ashraf, declarou em julho passado que Baluchistão é uma "prioridade" para o Executivo que lidera, no entanto suas intenções não se traduziram em medidas tangíveis para atenuar a insegurança reinante na região.