Bogotá – Um gigantesco apagão deixou sem eletricidade por mais de duas horas cerca de 70% da Colômbia, incluindo a capital Bogotá e outras grandes cidades. Uma falha técnica em uma subestação de energia perto de Bogotá parece ter sido a causa do problema, informaram as autoridades, que descartaram a possibilidade de se tratar de algum tipo de atentado.

CARREGANDO :)

Dezenas de pessoas ficaram presas em elevadores de Bogotá (7 milhões de habitantes), as estações do metrô tiveram que ser evacuadas em Medelín (2 milhões de habitantes), e os sinais de trânsito pararam de funcionar nas principais cidades, segundo o Corpo de Bombeiros.

O presidente Alvaro Uribe disse que a estatal Interconexión Eléctrica (ISA), "investiga as causas da falha técnica" na subestação Torca, ao norte da capital colombiana. Já o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, descartou um possível atentado terrorista e confirmou a jornalistas a informação fornecida pela ISA de que "se tratou de uma falha técnica".

Publicidade

O corte de energia aconteceu por volta das 10 horas da manhã (horário local). Pablo Corredor, funcionário do centro de controle da ISA, disse que até o meio-dia 50% do país ainda estava sem luz, mas no início da noite a situação estava normalizada em todo o país. "A última vez que registramos uma emergência dessa dimensão foi em 1985", afirmou.

Em Medelín, segunda maior cidade do país, a situação nas ruas e avenidas era complicada devido à falta de sinalização. Foram registrados vários casos de pessoas presas em elevadores. O Metrocable (sistema de teleférico) também interrompeu seus serviços e teve suas estações evacuadas pelos bombeiros.

O apagão também afetou as transações financeiras, ainda que as entidades bancárias tenham afirmado que a maioria dos escritórios foram mantidos funcionando graças a seus sistemas próprios de geração de energia.