Uma aeronave da companhia aérea TAP Portugal que iria de Lisboa para o Recife precisou fazer um pouso de emergência na ilha do Sal, em Cabo Verde, arquipélago na costa africana, no início da noite deste domingo (9).
O voo TP 011 partiu da capital portuguesa às 16h38 (13h38 no horário de Brasília) e deveria chegar a Pernambuco às 21h15 (20h15 em Brasília).
O avião, no entanto, pousou no aeroporto da Ilha do Sal, em Cabo Verde, por volta das 20h05, no horário local (18h05 em Brasília). Passageiros relataram que uma das turbinas apresentava vazamento de óleo. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) está a bordo da aeronave.
Segundo o filho do parlamentar, Jarbas Filho, o pai afirmou que a situação dos passageiros no aeroporto do arquipélago "estava tranquila, sem nenhum aperreio". Eles foram encaminhados para um hotel.
A assessoria de imprensa da TAP informou que uma equipe técnica foi deslocada para Cabo Verde para diagnosticar o problema e fazer a manutenção do aparelho. Se o conserto da aeronave não por possível, outro equipamento será enviado para buscar os passageiros que, segundo a companhia aérea, "estão protegidos com hotel, alimentação e comunicação".
No serviço de atendimento telefônico da TAP em Portugal, uma gravação informava que o voo TP 011 deverá sair da ilha do Sal às 2h12 (0h12 em Brasília) e chegar ao Recife às 4h (3h na capital federal).
A assessoria da TAP no Brasil, no entanto, disse que "neste momento não há previsão de partida".
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast