O apoio ao governo do primeiro-ministro japonês Yoshihiko Noda caiu para 28%, de acordo com pesquisa do jornal Nikkei e da TV Tokyo realizada de sexta-feira até domingo com 962 famílias, ante 32% observados em junho. O índice é o mesmo registrado em maio, o menor do governo Noda, de acordo com a edição de segunda-feira do jornal.
A desaprovação ao governo aumentou seis pontos, para 63%, um recorde para o governo Noda. O apoio ao partido de situação, Partido Democrático do Japão (DPJ, na sigla em inglês), recuou 8 pontos, para 18%. A queda do apoio provavelmente ocorreu por causa da disputa política sobre a elevação do imposto sobre o consumo, que despertou a saída de cerca de 50 membros do partido entre eles um dos líderes, Ichiro Ozawa.
Mas o apoio a partidos rivais mudou pouco, aumentando apenas 1 ponto cada. O Partido Democrático Liberal (LDP) atraiu 27%, o Partido Comunista Japonês (JCP) obteve 4% e o New Komeito, 3%. Por outro lado, os apoiadores de independentes aumentou para 32% o maior nível desde o início das pesquisas, em 1987. As informações são da Dow Jones.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas