Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise de energia

Após acusações de corrupção, Catar ameaça UE sobre segurança energética

Sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo, na França: centenas de milhares de euros foram encontrados na casa de Eva Kaili, durante investigações de subornos pagos por Marrocos e Catar (Foto: EFE/EPA/JULIEN WARNAND)

Ouça este conteúdo

“Rejeitamos firmemente as acusações que associam o nosso governo a falhas”, informou o porta-voz da diplomacia catari. “Informações imprecisas vazadas para a mídia pelos envolvidos na investigação visavam manipular a opinião pública e distorcer as opiniões dos parlamentares”, acrescentou.

Na quinta-feira da semana passada (15), seis dias após a revelação do caso e a detenção de quatro pessoas, entre elas Eva Kaili, o Parlamento aprovou por esmagadora maioria uma resolução na qual se diz “horrorizado” com o caso de corrupção.

Os eurodeputados exigem que todos os trabalhos relacionados com o Catar sejam suspensos, especialmente sobre a liberalização de vistos e o acordo aéreo entre a UE e o emirado, que as visitas sejam adiadas e que os crachás dos representantes dos interesses do Catar tenham acesso bloqueado ao Parlamento até que os inquéritos judiciais evoluam.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, a Europa está em uma corrida para diversificar suas fontes de gás em todo o planeta. Nesse contexto, o bloqueio do Catar seria muito prejudicial para o continente europeu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.