O republicano Herman Cain, que lidera as pesquisas de intenção de voto, foi alvo de ataque direto dos rivais nesta terça-feira durante um debate entre pré-candidatos do partido e lutou para explicar seus planos de reforma de impostos, a proposta símbolo de sua campanha.
Cain, o antigo presidente da Godfather Pizza, alcançou o topo das pesquisas de opinião, e se tornou o alvo principal do debate da CNN, onde seus rivais começaram a levá-lo a sério depois de acreditar que ele iria simplesmente desaparecer com a passagem do tempo.
Pesquisa divulgada na terça-feira pelo instituto Gallup mostra que o número de republicanos familiarizados com o pré-candidato subiu de 61% para 69% na última semana. Entre os simpatizantes do partido, 34% têm avaliação positiva sobre o empresário, um patamar quase duas vezes maior do que o segundo colocado nas pesquisas, Mitt Romney, com 15%.
No debate, Cain insistiu que seu "plano 9-9-9" que tem o objetivo de reduzir os impostos sobre pessoa física e empresas para 9% e criar um imposto sobre vendas nacionais de 9% não iria aumentar os impostos para a classe média americana, apesar dos prognósticos feitos pelos analistas.
Mas ao invés de explicar especificamente como o plano poderia trazer mais receita do que o sistema de impostos atuais, ele simplesmente disse que os rivais estavam errados e que eles deveriam ler o plano no site da campanha.
"Isso simplesmente não é verdade", ele disse. "Convido as pessoas a olhar nossa análise que tornamos disponível."
O governador do Texas, Rick Perry, que perdeu espaço para os outros candidatos nas pesquisas depois de quatro performances fracas em debates, não ficou convencido.
"Herman, eu amo você, irmão, mas deixa eu te dizer uma coisa. Você não precisa de uma grande análise para perceber isso", disse Perry, que teve uma performance melhor do que nos debates anteriores.
A falha citada pelos opositores no plano de Cain é o índice de 9% de impostos para vendas nacionais, o que atingiria todos os americanos que já pagam impostos estaduais de vendas.
O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, que está entre os mais cotados para disputar a eleição em 2012, mas que ainda precisa convencer os conservadores a apoiá-lo, também questionou os planos de Cain. Mas disse gostar da "ousadia" do candidato.
Pesquisas mostram que Romney seria o republicano com maiores chances de derrotar o presidente Barack Obama na eleição de 2012.
Imigração
Em um dos momentos mais acalorados do debate, Perry simplesmente virou para Romney e o acusou de ser uma fraude em relação a questões migratórias.
"Mitt, você perde toda a sua base, do meu ponto de vista, porque você contratou ilegais na sua casa... A ideia de que você fica aqui na nossa frente... é o auge da hipocrisia.
O comentário é referente a uma acusação de 2007, quando uma companhia contratada por Romney para prestar serviços de paisagismo contratou imigrantes ilegais.
Romney começou a negar as acusações e pediu que Perry apresentasse provas. Depois de ser interrompido algumas vezes, encerrou a discussão. "Você tem um problema ao não deixar os outros terminarem de falar", disse e foi aplaudido em seguido. "E eu sugiro que se você quer se tornar presidente dos EUA você tem de deixar os dois lados falarem."