Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Após ataques, Israel adverte ao Irã que escalada do conflito seria um “erro”

Israel anuncia que não escalará conflito contra Irã
Primeiro-ministro Benjamín Netanyahu acompanhando o ataque ao Irã junto com o ministro de Defesa, Yoav Gallant, neste sábado, na base militar de Kyria, em Tel Aviv. (Foto: Ministerio de Defensa de Israel / EFE)

Ouça este conteúdo

As Forças Armadas de Israel (FDI) emitiram uma nota, neste sábado (26), informando o fim da sua resposta contra o Irã após “ataques de precisão contra alvos militares” . No texto, o país indica que o fato aconteceu “pelos meses de contínuos ataques do regime iraniano contra o Estado de Israel".

Na nota, o exército israelense também diz que se a república islâmica agravar a situação do conflito, o país vai realizar ataques mais precisos. O aviso foi confirmado pelo porta-voz do (FDI), Daniel Hangari, em uma mensagem em inglês, indicando que “se o regime do Irã cometer o erro de iniciar uma nova rodada de escalada, seremos forçados a responder”.

De acordo com a agência de notícias EFE, Hangari também emitiu uma mensagem semelhante em hebraico, explicando que os alvos atacados fazem parte de um “amplo banco de alvos” e que as FDI poderiam selecionar novos, se fosse preciso.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã, em declaração, informou que o país “tem o direito e o dever de se defender contra atos estrangeiros de agressão”, citando o Artigo 51 da Carta das Nações Unidas. A agência de notícias estatal Tasnim informou que dois soldados foram mortos nos ataques.

O Irã atacou Israel em 1º de outubro, com cerca de 180 mísseis lançados, após o assassinato do líder do grupo xiita libanês Hezbollah, Hasan Masrallah, em Beirute. Este ataque também foi em resposta a morte do líder da milícia palestina Hamas, Ismael Haniyeh, em Teerã, em julho. Esse foi o segundo ataque ao território israelense. O primeiro aconteceu em abril, em uma série de bombardeios com mísseis e drones.

Ainda de acordo com a agência de notícias EFE, a resposta de Israel ao Irã já vinha sendo indicada há semanas. A agência também confirmou que recentemente os Estados Unidos enviaram várias tropas ao território israelense para operar o sistema antimíssil de alta altitude, conhecido como THAAD, para reforçar a defesa aérea israelense contra possíveis ataques de mísseis e drones do Irã e de seus aliados do Hezbollah no Líbano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.