O FBI (polícia federal americana) está realizando nesta sexta-feira (10) uma busca por documentos sigilosos na residência do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence em Indiana, que foi previamente consensuada, segundo informou a imprensa local.
De acordo com a emissora de televisão CNN, que citou um porta-voz do político, Pence está fora de Indiana por estar visitando a costa oeste do país com sua família, após o parto de sua filha. Um advogado do ex-vice-presidente está presente na casa durante as buscas.
Em janeiro, um assessor de Pence encontrou dezenas de documentos marcados como sigilosos em sua casa em Indiana, depois que o ex-vice-presidente pediu que fizesse uma busca.
Os papéis foram descobertos em 16 de janeiro e um dos advogados do ex-vice-presidente, Greg Jacob, notificou o Congresso e o Arquivo Nacional, instituição que guarda documentos sigilosos e confidenciais.
Segundo o advogado explicou ao Arquivo Nacional, os documentos estavam na casa de Pence em Indiana por engano.
Especificamente, um “pequeno número” de documentos sigilosos teria sido “embalado e transportado” da Casa Branca para a casa do ex-vice-presidente sem que ele se desse conta.
De fato, como enfatizou o advogado, Pence “não tinha conhecimento da existência de documentos sigilosos ou confidenciais em sua residência pessoal”.
Pence, que esteve ao lado de Trump durante a maior parte de sua presidência (2017-2021), se distanciou após a invasão ao Capitólio de 2021 e após ser pressionado pelo presidente a não certificar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições de 2020.
Os meios de comunicação revelaram na quinta-feira (9) que o Departamento de Justiça intimou Pence como parte da investigação do procurador especial Robert Hur sobre os supostos esforços de Trump para permanecer no poder após as eleições de 2020.
Pence vem sendo apontado como candidato à indicação presidencial republicana de 2024 e publicou uma autobiografia recentemente.
Segundo a emissora Fox, a equipe de Pence decidiu vasculhar a casa do ex-vice-presidente em Indiana e seu escritório no think tank conservador Advancing American Freedom após as revelações sobre Biden.
Neste mês, foi revelado que a equipe de Biden havia encontrado documentos sigilosos e confidenciais da época em que foi vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) e quando era senador (1973-2009).
Os documentos foram descobertos na casa de Biden em Wilmington, Delaware, e em seu escritório particular no think tank Penn Biden Center, em Washington.
O governo Biden tentou se distanciar do caso dos documentos sigilosos encontrados pelo FBI na mansão de Trump em Mar-a-Lago (Flórida), alegando que os documentos do atual presidente foram encontrados pelos próprios advogados e entregues às autoridades.