O Pentágono mobilizou nesta segunda-feira (1º) seu maior avião médico da base alemã de Ramstein para transferir o secretário de Estado americano, John Kerry, de Genebra para Boston, onde receberá tratamento para sua ruptura do fêmur.
“O secretário Kerry será levado para Boston em um avião militar de transporte C-17. O avião é equipado com pessoal médico, como é a prática habitual”, explicou em um breve comunicado o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby.
O C-17 Globemaster é o segundo maior avião de transporte de tropas e carga das Forças Armadas americanas, com uma capacidade para até 134 pessoas ou para 36 macas hospitalares em sua versão médica.
Após sua chegada a Boston, Kerry será internado no Hospital Geral de Massachusetts para receber tratamento. O secretário de Estado americano não sofreu nenhum outro ferimento de gravidade.
Kerry aproveitava em Genebra seu momento de folga quando caiu de uma bicicleta. Sábado ele se reuniu por seis horas com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, para tentarem acabar com os empecilhos que ainda existem para um acordo sobre o controvertido programa nuclear da República Islâmica.
Não se sabe como a fratura de Kerry vai afetar as negociações, que estão na fase final, pois as partes estabeleceram 30 de junho como deadline.
Kerry, de 71 anos, é um ávido ciclista e frequentemente viaja com sua própria bicicleta no avião oficial para usá-la nos intervalos entre as reuniões.
O acidente fez com que Kerry tivesse que suspender uma visita à Espanha, a primeira desde que substituiu Hillary Clinton como chefe da diplomacia americana em fevereiro de 2013 e a primeira de um secretário de Estado em quatro anos ao país.