Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise sem fim

Após carro-bomba, presidente do Iraque alerta sobre guerra civil

O presidente do Iraque, Jalal Talabani, conclamou nesta segunda-feira os partidos políticos do país a acelerarem as negociações sobre a formaao de um novo governo.

O apelo foi feito depois da explosão de vários carros-bomba em ataques que, segundo Talabani, pretendiam alimentar as tensões sectárias e detonar uma guerra civil.

Um governo de unidade nacional envolvendo curdos, xiitas e sunitas é considerado a melhor chance de promover a estabilização do país. Mas, passados três meses das eleições, líderes dos vários grupos ainda continuam discutindo sobre quem deve ser o novo primeiro-ministro do Iraque.

No domingo, explosões atingiram uma área do leste de Bagdá dominada por uma milícia xiita, matando ou ferindo 250 pessoas e alimentando temores de uma nova onda de violência sectária. As Forças Armadas dos EUA afirmaram nesta segunda-feira que o número de mortos tinha chegado a 52.

Talabani, um curdo, disse que os atentados tinham sido realizados para "inflamar o conflito sectário e alimentar os temores de uma guerra civil".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros