O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou disparar nas últimas 24 horas contra um objeto que sobrevoava o estado do Alasca, informou nesta sexta-feira (10) John Kirby, um dos porta-vozes da Casa Branca.
O objeto era do tamanho de um “pequeno veículo” e não se sabe se pertencia a uma nação, explicou Kirby em entrevista coletiva.
No entanto, em princípio, o objeto seria diferente do balão espião da China que os Estados Unidos derrubaram no último sábado depois de sobrevoar várias partes do país, destacou o porta-voz.
“Estamos chamando-o de objeto porque essa é a melhor descrição que temos agora. Não sabemos quem é o dono – se é de algum Estado, corporativo ou privado, simplesmente não sabemos”, disse Kirby.
“Não temos nenhuma informação que confirme um propósito declarado para este objeto. Esperamos poder recuperar os destroços, uma vez que caíram não só dentro do nosso espaço territorial, mas sobre o que acreditamos ser água congelada. Portanto, um esforço de recuperação será feito e esperamos que seja bem-sucedido e possamos aprender um pouco mais sobre o objeto”, acrescentou o porta-voz.
Os Estados Unidos alegaram que o balão chinês derrubado na semana passada na Carolina do Sul fazia parte de um programa de vigilância de Pequim. Funcionários de cerca de 40 embaixadas de países que também teriam sido alvos do programa com uso de balão foram notificados pelo governo americano.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares