Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Após dez dias, primeiro comboio com civis consegue deixar Mariupol

Imagem de satélite mostra destruição na cidade portuária localizada no sudeste da Ucrânia (Foto: EFE/EPA/MAXAR TECHNOLOGIES)

Ouça este conteúdo

Após dez dias de tentativas frustradas para saída de civis de Mariupol, cidade portuária no sudeste da Ucrânia que tem sofrido o maior impacto humanitário desde o início da invasão russa, o primeiro comboio conseguiu deixar a cidade nesta segunda-feira (14).

Um representante da prefeitura local disse à agência Reuters que as forças russas permitiram que 160 veículos deixassem a cidade em direção a Zaporizhzhia nas duas primeiras horas, mas apontou que o número final provavelmente será muito maior – a estrada por onde estes civis vêm deixando Mariupol não está sendo bombardeada, ao contrário da cidade.

Entretanto, um assessor sênior do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse depois que a Rússia havia bloqueado novamente um comboio de ajuda humanitária que tentava levar suprimentos à cidade.

A Ucrânia estima que até agora 2,5 mil civis morreram em Mariupol. A Rússia alega que não visa civis. Além dos mortos, houve relatos nos últimos dias de centenas de milhares de pessoas que buscaram abrigo em porões e que não estavam tendo acesso a comida e água.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.