Escritório do Terminal St. John’s do Google em Nova York| Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL
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O Google doou US$ 1 milhão para o evento da posse presidencial de Donald Trump no dia 20 de janeiro, em Washington, somando-se às doações anunciadas anteriormente por outros gigantes da tecnologia.

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De acordo com a declaração da empresa à emissora econômica CNBC, o Google não apenas doará essa quantia (já o fez na segunda-feira), mas também pretende "apoiar o evento" com uma transmissão ao vivo no YouTube, além de um link direto em seu site.

A mesma quantia foi doada pela Meta e pela OpenAI (criadora do ChatGPT), enquanto Amazon e Apple anunciaram outras doações sem especificar o valor.

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Além do fato de que o Google se une a uma clara aproximação dos titãs tecnológicos a um Donald Trump do qual, durante anos, eles se mantiveram distantes e até mesmo críticos, no caso desta empresa há razões mais específicas para tentar se aproximar do republicano agora, lembra a CNBC.

Trump não descartou a possibilidade de aplicar novas medidas antimonopólio durante sua presidência, uma questão que paira sobre o Google há anos e que se reflete em vários processos judiciais abertos pela posição dominante da empresa em duas áreas, mecanismos de busca na Internet e publicidade.

De acordo com o jornal The New York Times, o comitê nomeado por Trump para organizar e administrar as doações já conseguiu arrecadar US$ 170 milhões, provenientes, na maioria dos casos, de grandes fortunas do país.

O número de celebridades que doaram dinheiro para o evento é tão grande - garante o jornal - que ultrapassou a capacidade dos chamados "assentos VIP" reservados para o jantar de gala ao qual o próprio Trump comparecerá, e há doadores que já foram avisados de que não receberão ingressos de acesso privilegiado.