Seis paranaenses que estavam na ilha de Anegada, nas Ilhas Virgens Britânicas, relatam momentos de pânico após a passagem do furacão Irma. Eles saíram de União de Vitória, no Sudeste do Paraná, para a construção de casas de madeira no Caribe e devem retornar no fim de novembro.
Após a ilha em que estavam ser atingida pelo furacão, eles se deslocaram para outro local, Tortola, onde estão abrigados em uma igreja. Eles contam que outras 70 pessoas estão no local, que apresenta goteiras.
Leia mais: Furacão Irma causa cancelamento de mais 25 voos para a Flórida; veja o que fazer
“É um cenário total de destruição. Está tudo desolado. Está havendo muitos saques nas ruas, tudo destruído. Temos água e comida para poucos dias”, contou o mestre de obras Emerson Roberto dos Anjos em áudio enviado pelo WhatsApp. Ouça o áudio:
Patrícia de Oliveira Ribeiro dos Anjos, esposa de Emerson, lembra que eles sabiam do alerta de furacão, mas ele acabou sendo mais intenso do que o previsto.
“Quando deu 4 horas, meu marido me ligou e disse que teriam que evacuar a ilha porque a intensidade do furacão havia aumentado”, diz. “Ele estava bem apavorado.” Patrícia diz acreditar que eles estejam isolados.
Além dele, estão lá Marcos Vinícius de Alcântara Pereira (chefe do grupo) e os irmãos Valmir, Adriano, Lindomar e Ademar Kalichak, todos mestres de obras.
Os familiares no Brasil entraram em contato com políticos e com a embaixada brasileira. “Estamos esperando uma resposta da embaixada. Estão se mobilizando e vendo o que podem fazer”, afirma Patrícia.
Por meio de nota, o Itamaraty informou que “tem recebido pedido de apoio por brasileiros no Caribe, entre os quais alguns em Tortola, mas não tem autorização para divulgar informações sobre os consulentes” e acrescentou que as embaixadas do Brasil no Caribe estão em contato com os brasileiros e “prestando todo o apoio possível”. Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty, em Brasília, pode ser acionado pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br e, também, pelos telefones +55 61 2030 8803/8804 (das 8h às 20h) e + 55 61-98197-2284.