Cabo Canaveral, EUA Controladores de vôo americanos e russos conseguiram recuperar parcialmente o funcionamento de computadores importantes para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) ontem, depois de um problema no sistema que poderia ter obrigado a tripulação do posto avançado a voltar para a Terra.
A Nasa também anunciou que pretende manter o ônibus espacial Atlantis acoplado à estação por mais um dia, para ajudar a orientar o complexo no caso de os computadores, que controlam a navegação da estação, continuarem com problemas.
O controle de vôo pediu à tripulação que corte a alimentação de energia para equipamentos não-essenciais, como a iluminação, para economizar eletricidade e combustível se a missão do ônibus espacial tiver de ser estendida.
Os problemas com os computadores poderiam ter obrigado os três astronautas a bordo da estação a voltar para a Terra na nave de fuga da ISS, uma cápsula Soyuz.
Por precaução, a Soyuz teve a bateria carregada por sete horas na quarta-feira. Mas os dois computadores russos que estavam com problemas puderam ser reinicializados ontem. Os engenheiros não sabiam bem o que estava causando os problemas, mas eles começaram depois que o novo painel solar começou a produzir energia.
A Nasa planeja dobrar a segunda metade do painel solar antigo, que tem de ser removido para que o novo se posicione corretamente.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura