Vídeo| Foto: Reprodução RPC TV

As enchentes provocadas no Vietnã pela passagem do tufão Lekima começaram a ceder nesta segunda-feira, permitindo que moradores de algumas regiões inundadas começassem a voltar para casa. Os cinco dias de tempestade mataram 77 pessoas. Pelo menos 14 estão desaparecidas desde a chegada do tufão, na quarta-feira. As enchentes são as piores do país nos últimos 20 anos.

CARREGANDO :)

Na China, o tufão Kosa chegou à costa no domingo, com ventos de 126 km/h, forçando a evacuação de 1,4 milhão de pessoas. Ao passar por Taiwan, o Kosa já havia provocado deslizamentos e deixado ao menos cinco mortos.

No Vietnã, As províncias de Thanh Hoa e de Nghe Na, na região central do país, foram as mais afetadas pela passagem das chuvas torrenciais do tufão, que lentamente se afasta do país e foi reduzido na quarta-feira à categoria de sistema de baixa pressão.

Publicidade

- As pessoas necessitam de ajuda urgentemente. A enchente não cessarrá nos próximos 10 ou 15 dias - disse o primeiro-ministro Nguyen Tan Dung neste domingo enquanto visitava uma das áreas devastadas.

Helicópteros lançaram comida para as pessoas ilhadas. Barcos também levaram comida e outros suprimentos emergenciais fornecidos pela Cruz Vermelha. O Exército desdobrou 13 mil soldados e 250 navios para buscar sobreviventes nas áreas mais atingidas pela tempestade. Os governos locais estimam que o impacto econômico dos danos materiais causados pela tempestade tropical ronde os US$ 41 milhões.

Há uma semana, o "Lekima" - nome de uma fruta vietnamita -, a quinta tormenta de 2007, também provocou a morte de 12 pessoas em sua passagem pelas Filipinas.

Somente em 2007, 118 pessoas morreram e 100 mil casas foram destruídas nas inundações e tempestades no Vietnã, onde em 2006 houve mais de 600 mortes, segundo dados oficiais. O país de 85 milhões de habitantes enfrenta cerca de 10 tormentas por ano.Krosa é rebaixado para categoria de tempestade

O Krosa chegou à China neste domingo, no início da manhã, sem provocar fortes danos locais. Autoridades de prevenção de enchentes logo o rebaixaram para a categoria de tempestade tropical quando ele perdeu sua força e se moveu em direção ao Norte, com ventos de 20 km por hora.

Publicidade

Barcos rebocadores foram usados para resgatar um navio cargueiro de Hong Kong, com 27 pessoas a bordo, que ficou encalhado quando o motor falhou.

A agência de notícias Xinhua informou que o navio, tripulado por Rússia, Índia e Filipinas, não apresentava risco de afundar.

A província de Zhejiang evacuou cerca de 962 mil pessoas da área de alcance da tempestade, incluindo meio milhão de turistas que aproveitavam o feriado no país. Escolas, aeroportos e auto-estradas ficaram fechadas em algumas áreas, enquanto 75 mil barcos foram disponibilizados para ajudar a população.