O Partido Republicano manterá o controle da Câmara dos Estados Unidos na legislatura que começa em janeiro, projetou a CNN nesta quarta-feira (13), com base nos dados da apuração.
De acordo com a emissora americana, oito dias depois da eleição, os números indicam que os republicanos alcançaram o número mínimo de 218 cadeiras (do total de 435) para manterem a maioria que já ostentam na casa. Os democratas somam por ora 208 assentos.
Na semana passada, já havia sido definido que o partido terá maioria no Senado, onde os democratas possuem uma vantagem mínima de dois assentos na atual legislatura (contando também os votos dos independentes que votam com a legenda).
As projeções da imprensa americana apontam que os republicanos já garantiram 52 dos cem assentos na câmara alta, e os democratas, 47.
Dessa forma, os conservadores terão controle de todos os três poderes americanos: além da vitória de Donald Trump na eleição presidencial, seis dos nove juízes da atual composição da Suprema Corte dos Estados Unidos foram indicados por presidentes republicanos.
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
PEC contra jornada 6×1 supera assinaturas necessárias para iniciar tramitação na Câmara
Itaipu e Petrobras destinam R$ 33,5 milhões para Janjapalooza e eventos do G20
Governo Lula 3 registra prejuízo de R$ 1,7 bilhão em vacinas vencidas