A diplomata indiana que estava envolvida em acusações de fraude nos Estados Unidos está voltando para a Índia, de acordo com informações dadas nesta sexta-feira (10) pelo Ministério de Relações Exteriores do país.
"Devyani Khobragade recebeu um visto G1 dos Estados de acordo com a sua imunidade diplomática completa. Ela está voando para casa", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores indiano, Syed Akbaruddin.
Na quinta-feira (9), o Ministério Público Federal dos Estados Unidos entrou com uma acusação contra Devyani Khobragade, que é a vice-cônsul da Índia em Nova York. A diplomata é acusada de pagar um salário mínimo para uma empregada doméstica abaixo do estabelecido pela lei norte-americana.
Em uma carta à juíza distrital dos Estados Unidos, Shira Scheindlin, os promotores disseram quem um júri federal determinou que fosse feita uma acusação formal contra a diplomata indiana por apresentar visto falso e fazer declarações falsas.
Inicialmente, os promotores disseram ter prendido Khobragade enquanto ela tentava deixar os Estados Unidos nesta quinta-feira. Uma pessoa familiarizada com o assutno disse que a diplomara não embarcou no voo. O seu paradeiro ainda é desconhecido.
Em dezembro, Khobragade foi presa sob acusações de ter apresentado documentos falsos para obter um visto de trabalho para uma empregada doméstica em sua casa de Manhattan. Os promotores também disseram que a remuneração da funcionário não era de acordo com a lei. Khobragade negou todas as acusações.
A prisão da diplomata indiana causou um incidente diplomático entre os Estados Unidos e a Índia, obrigando o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, a lamentar a situação. Fonte: Dow Jones Newswires.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia