A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE), órgão ligado às Nações Unidas, divulgou nesta quarta seu relatório anual com uma radiografia sobre as drogas pelo mundo. No Brasil, a entidade registrou um aumento nas apreensões de cocaína e redução nas de maconha.
Segundo a JIFE, a área cultivada de coca na América Latina caiu em 2009, em comparação com o ano anterior. O órgão contabiliza que essa queda foi de 8%, para 167 mil hectares. A entidade nota apesar disso, que houve aumento das plantações no Peru e Bolívia. A maior queda, de 28%, ocorreu na Colômbia.
A JIFE afirma que aumentaram as apreensões de cocaína em vários países, entre eles Bolívia, Peru, Colômbia, Brasil e Equador. Já no caso das apreensões de maconha, houve queda nas apreensões no Brasil e também na Venezuela
O Escritório sobre Drogas e Crime da ONU (UNODC, na sigla em inglês) registra que quase 1 milhão de dependentes são tratados anualmente em todo o mundo. Na América Latina, a JIFE aponta que há ainda ausência em alguns países de iniciativas como prevenção educação e reabilitação para usuários.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano