O apresentador da BBC Jimmy Savile, uma lenda da TV britânica que morreu no ano passado, aos 84 anos, cometeu abusos sexuais contra até 500 crianças e adolescentes e pode ter estuprado mais de 30, segundo reportagem do jornal britânico "Guardian" a respeito do relatório do inquérito sobre o escândalo.

CARREGANDO :)

Os crimes teriam ocorrido em um período de aproximadamente 40 anos. Entre as vítimas, haveria crianças de até dez anos, ainda conforme o "Guardian".

O documento completo, de 30 páginas, intitulado "Dando Voz às Vítimas", será divulgado nesta sexta e revelará também que ao menos sete vítimas denunciaram, separadamente, Savile à polícia quando ele ainda estava vivo, mas foram descartadas.Entre as vítimas está ainda uma garota que relatou à polícia ter sido atacada por Savile em uma van, dentro do Centro de TV da BBC, em Londres, nos anos 1970.Histórico

Publicidade

O escândalo foi detonado em outubro passado, quando um programa levou ao ar depoimentos de pessoas que diziam ter sofrido abusos por parte de Savile dentro das instalações da BBC e nos hospitais nos quais ele fazia trabalho de caridade.O caso atingiu em cheio a BBC, que foi acusada de ter escondido denúncias, enquanto apresentava programas em homenagem a Savile. Desdobramentos do caso levaram à queda de toda a cúpula da emissora.

O relatório da polícia afirma que "esses níveis de denúncia de abuso sexual contra uma única pessoa não têm precedentes no Reino Unido".