Washington - Alguns dos primeiros estados a encerrarem a votação hoje podem dar pistas importantes sobre quem será o próximo presidente do país. A tendência na disputa entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain pode ficar clara já com o fechamento das primeiras urnas, em Indiana, às 18 horas de hoje (21 h em Brasília). Obama e McCain travam uma disputa muito apertada em Indiana, estado do Meio-Oeste que desde 1964 dá a vitória a todos os candidatos republicanos.
Uma vitória de Obama ou mesmo uma apuração muito apertada pode ser um sinal animador para o senador democrata. Já uma margem relativamente tranqüila para McCain em Indiana pode sinalizar problemas para o democrata, que tenta bater o republicano em cerca de 12 estados onde Bush venceu em 2004.
Na última eleição presidencial, o primeiro sinal da derrota para o democrata John Kerry e da reeleição do republicano Bush foi justamente a surpreendente margem de 20 pontos porcentuais em favor de Bush em Indiana.
"Se Obama ganhar em Indiana, a eleição acabou", disse o consultor democrata Doug Schoen. "Mesmo se for apertado, numa margem de 2 ou 3 pontos, isso provavelmente sugere uma grande vitória de Obama em nível nacional. Se for de mais de 4 pontos para McCain, teremos de esperar para ver durante um tempo."
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião