Washington - Alguns dos primeiros estados a encerrarem a votação hoje podem dar pistas importantes sobre quem será o próximo presidente do país. A tendência na disputa entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain pode ficar clara já com o fechamento das primeiras urnas, em Indiana, às 18 horas de hoje (21 h em Brasília). Obama e McCain travam uma disputa muito apertada em Indiana, estado do Meio-Oeste que desde 1964 dá a vitória a todos os candidatos republicanos.

CARREGANDO :)

Uma vitória de Obama ou mesmo uma apuração muito apertada pode ser um sinal animador para o senador democrata. Já uma margem relativamente tranqüila para McCain em Indiana pode sinalizar problemas para o democrata, que tenta bater o republicano em cerca de 12 estados onde Bush venceu em 2004.

Na última eleição presidencial, o primeiro sinal da derrota para o democrata John Kerry e da reeleição do republicano Bush foi justamente a surpreendente margem de 20 pontos porcentuais em favor de Bush em Indiana.

Publicidade

"Se Obama ganhar em Indiana, a eleição acabou", disse o consultor democrata Doug Schoen. "Mesmo se for apertado, numa margem de 2 ou 3 pontos, isso provavelmente sugere uma grande vitória de Obama em nível nacional. Se for de mais de 4 pontos para McCain, teremos de esperar para ver durante um tempo."