Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra

Arábia Saudita anuncia vitória sobre rebeldes do Iêmen

A Arábia Saudita disse que recuperou o controle do território invadido nesta semana por rebeldes do Iêmen, mas os insurgentes negaram a informação e disseram que povoados iemenitas estavam sendo fortemente bombardeados.

A Arábia Saudita fez ataques aéreos contra rebeldes no norte do Iêmen nesta semana, depois que insurgentes xiitas cruzaram a fronteira saudita e disseram que haviam tomado o controle de uma região chamada Jabal Dukhan.

Os rebeldes negaram neste domingo (8) terem perdido o controle de Jabal Dukhan e disseram que a ofensiva do governo saudita continuava e que os iemenitas haviam sido transformados em alvo de fortes ataques.

O maior exportador de petróleo do mundo está cada vez mais tenso devido à instabilidade no Iêmen, que enfrenta uma insurgência xiita no norte, um movimento separatista no sul e uma crescente ameaça de combatentes da Al Qaeda.

"A situação está tranquila (...) especialmente em Jabal Dukhan, onde foi recuperado o total controle", disse no sábado o príncipe Khaled bin Sultan bin Abdul-Aziz, ministro assistente da Defesa e Aviação saudita, segundo a agência de notícias Saudi Press Agency (SPA).

O príncipe Khaled disse que três membros das forças sauditas de segurança morreram e outros 15 ficaram feridos durante os combates na fronteira entre Arábia Saudita e Iêmen, informou a SPA.

Quatro soldados sauditas estão desaparecidos, de acordo com o príncipe Khaled. Ele também disse que as forças de segurança capturaram diversos rebeldes.

De acordo com as instruções do rei Abdullah da Arábia Saudita, qualquer rebelde capturado no lado saudita da fronteira será preso, disse o príncipe Khaled. Mas o reino saudita não irá "intervir dentro das fronteiras iemenitas."

Os rebeldes Houthi iniciaram o confronto com o governo do presidente Ali Abdullah Saleh em 2004, dizendo que eram marginalizados pela administração respaldada pela Arábia Saudita e pelo Ocidente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.