Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Direitos iguais

Arábia Saudita estuda lei para proibir casamento de mulheres menores de idade

A Arábia Saudita prepara uma lei que proíbe que as jovens se casem antes de completar 18 anos e outorga mais direitos às mulheres, informou neste domingo o jornal árabe internacional "Al Hayat".

Segundo as fontes oficiais citadas pelo jornal, este projeto de lei evitaria os casamentos de menores de idade, mesmo se estes contaram com a autorização do tutor da jovem.

A lei, que será proposta perante o Conselho da Shura (órgão consultivo), estabelece uma relação "igualitária" entre o homem e a mulher, usando o termo de "associação", acrescentaram as fontes.

Desta forma, se modificaria o estipulado tradicionalmente no contrato de casamento, no qual o homem era o responsável pela mulher.

A nova lei garante o direito da mulher a estabelecer condições no contrato de casamento, o que lhe permitiria, por exemplo, divorciar-se imediatamente se seu marido se casar com outra mulher.

Também prevê que a mulher possa recorrer às instituições governamentais ou aos tribunais sem a permissão de um tutor homem, que até agora precisa representá-la nestes trâmites.

Se for ratificada, a legislação representará um grande avanço na situação das mulheres na Arábia Saudita, onde para estes assuntos se recorre à lei islâmica ou "sharia", cuja aplicação é muito estrita no reino.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.