Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra da Ucrânia

Arábia Saudita defende fim da guerra na Ucrânia com auxílio da ONU

Arábia Saudita defende fim da guerra na Ucrânia com auxílio da ONU
Após um ano da invasão russa na Ucrânia, manifestações pela paz no país foram celebradas em todo mundo (Foto: EFE/EPA/STEPHANIE LECOCQ)

Ouça este conteúdo

O príncipe Faisal bin Farhan al Saud, ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, pediu neste domingo (26), em Kiev, o fim da guerra na Ucrânia com auxílio da ONU, após encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"O reino da Arábia Saudita quer fazer todo o possível para reduzir a gravidade das hostilidades. Como sabem, todas as guerras terminam com o diálogo e a mesa de negociações. Mas, claro, isto deve ser feito com auxílio das Nações Unidas e com respeito pelo direito internacional", disse o ministro, citado pela agência estatal Ukrinform.

Em entrevista coletiva ao lado do chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba, e Andriy Yermak, chefe do gabinete da presidência ucraniana, o chefe da diplomacia saudita descreveu as conversas com Zelensky como "muito frutíferas. Os líderes debateram cooperações bilaterais e possíveis soluções para os problemas gerados pela guerra.

"Obrigado por apoiar a paz na Ucrânia, a nossa soberania e integridade territorial. Isto é muito importante para nós e para a nossa sociedade", escreveu Zelensky em mensagem no Telegram na qual relatou o seu encontro com o chefe da diplomacia saudita.

Zelensky frisou que esta foi a primeira visita oficial do chanceler saudita à Ucrânia desde o estabelecimento de relações diplomáticas em abril de 1993 e expressou a esperança de que seja "um novo impulso para intensificar ainda mais" o diálogo "mutuamente benéfico".

Durante a conferência de imprensa, Yermak relatou que os dois países concordaram em aprofundar a cooperação "em todas as áreas essenciais, incluindo investimento e energia", além de discutirem a participação da Arábia Saudita na "iniciativa dos cereais", o apoio à fórmula de paz e a luta contra os ataques com drones iranianos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.